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Daniela Wajman
16 de Maio, 2017

PABX virtual

Como a BrasilAgro otimizou a comunicação entre funcionários na zona rural através de solução de comunicação virtual

Comunicar-se é uma necessidade de qualquer empresa. Não importa o porte, área de atuação, se é física ou virtual. O fato é: sem uma comunicação apropriada, os processos não fluem, as decisões não são compartilhadas corretamente, as orientações não podem ser assimiladas e o resultado final é sempre um problema.

Agora, imagine as necessidades de estabelecer canais de comunicação entre funcionários de uma empresa de proporções nacionais e que opera em ambientes com uma infraestrutura deficiente de meios que funcionem sete dias por semana, durante as 24 horas?

No artigo de hoje, vamos dar uma olhada como a BrasilAgro revolucionou totalmente seus canais de comunicação interna e conseguiu vencer o desafio de manter toda a rede de colaboradores conectada. Para entender o case, problemas, soluções e benefícios, continue conosco e entenda o que o uso de tecnologias como PABX Virtual tem a ver com isso.

A BrasilAgro

A BrasilAgro é nada menos do que uma das companhias brasileiras mais representativas no que se refere à quantidade de terras sob gerenciamento próprio. Já vendeu, arrenda ou é proprietária de terras em 7 Estados, distribuídos nas regiões Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste, além da atuação fora do país, no Paraguai.  Seu modelo de negócios se baseia, segundo a definição da própria empresa, na:

“...aquisição, desenvolvimento, exploração e comercialização de propriedades rurais com aptidão agropecuária.”

Uma vez que as propriedades são selecionadas e incorporadas ao patrimônio da BrasilAgro, é feito todo um processo de modernização nas fazendas. As mesmas começam a contar com tecnologia de ponta e têm sua produção otimizada através da implementação de culturas com maior valor agregado.

O problema

Para entender onde queremos chegar, as extensas porções de terra, quando incorporadas à BrasilAgro, contam com um verdadeiro upgrade em diversos aspectos. Até aí, tudo bem, correto? O problema surge quando as atividades nestes lugares precisam ser monitoradas, seguidas e orientações em tempo real têm que ser passadas aos colaboradores.

A primeira suposição seria contar com o uso do celular, mas devido às proporções territoriais, os serviços de internet mobile nem sempre estão disponíveis. Rádios e outras tecnologias também se mostraram ineficientes simplesmente por não oferecerem a abrangência necessária.

Para tornar a situação mais complexa ainda, a maioria das empresas de telecomunicação não ofereciam serviços para fazendas. Além disso, a BrasilAgro precisava de uma comunicação mais eficiente entre seus colaboradores em função da adoção de um novo sistema de gestão integrada. Ou seja, era preciso aproximar os funcionários para que os mesmos pudessem compartilhar informações e controlar detalhadamente os processos.

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A solução

A BrasilAgro adotou 2 soluções em etapas diferentes do seu processo de optimização de comunicação na zona rural. Inicialmente, passou a contar com os serviços do produto V-Net Line, e na sequência, incorporou o PABX Virtual My Centrex. Como cada um contribuiu para conectar os funcionários e até mesmo investidores? É que veremos a seguir.

 

Telefonia IP

Com o V-Net Line, a princípio, a BrasilAgro começou a sentir os benefícios de expandir as possibilidades em comunicação interna. Através da instalação de um dispositivo IP, que pode ser configurado através do uso da rede pública de telefonia, as Fazendas diretamente não precisaram investir em infraestrutura extra.

 

PABX Virtual

Foi com a solução em Pabx Virtual que a BrasilAgro realmente revolucionou sua comunicação interna. Este moderno sistema, que representa o que há de mais flexível e funcional em termos de comunicação entre ramais virtuais e outros pontos de comunicação, foi o que permitiu que os profissionais pudessem se comunicar de qualquer região como se estivessem realizando simples chamadas locais.

 

Em conjunto, as soluções adotadas para melhorar a comunicação entre os funcionários foram capazes de otimizar os canais de contato em uma companhia que, por exemplo, administra fazendas de cana-de-açúcar com produção ininterrupta, nas quais trabalham profissionais nos três turnos e opera as 24 horas do dia.

Benefícios Diretos

Investimento Inicial Baixo

Principalmente em relação ao PABX Virtual, a BrasilAgro praticamente não preciso investir em equipamentos extras e pesadas infraestruturas para ampliar seus canais de comunicação. A tecnologia permite que praticamente qualquer aparelho, inclusive smartphones, possam se tornar ramais virtuais e se comunicar com os outros pontos habilitados, além de realizar chamadas tradicionais.   

 

Comunicação Plena

A tecnologia de transmissão de voz através de pacotes de dados evoluiu tanto que até mesmo com conexões de baixa velocidade é possível conversar sem cortes e inconvenientes relacionados. Por exemplo, com uma velocidade de 50 Kpbs já é possível realizar uma chamada com qualidade de áudio perfeitamente compreensível.

 

Continuidade dos Processos

Como comentamos inicialmente, a comunicação fluída é fundamental para qualquer companhia. Ao contar com as soluções da Voitel Comunicação, a BrasilAgro foi capaz de modernizar a comunicação nas áreas rurais de forma eficiente e ágil. Com isso, decisões que demoravam a ser tomadas em função do lapso de tempo entre identificar um problema e conseguir comunicá-lo aos superiores foi totalmente eliminado.

 

Redução de Custos

Ao contar com a tecnologia PABX Virtual a sua disposição, a BrasilAgro conseguiu conectar todos os seus sistemas, o que permitiu fazer chamadas gratuitas entre todos os funcionários que contem com um ramal virtual. Isso teve impacto direto nos gastos relacionados às chamadas telefônicas tradicionais no final de cada mês.

Outra vantagem direta e relacionada aos custos foi eliminar a necessidade de realizar manutenções periódicas nos equipamentos. Além disso, as chamadas dos ramais virtuais que são feitas para telefones fixos ou celulares também contam com um plano de tarifas reduzido, muito mais em conta do que as da telefonia convencional.

 

Flexibilidade Administrativa

As soluções incorporadas pela BrasilAgro também representaram um avanço no que se refere à rápida adaptação às necessidades pontuais. Como todos os ramais estão integrados em uma só rede de dados, toda a gestão da plataforma é muito mais simples. Além disso, qualquer inconveniente é rapidamente solucionado, o que contribui para ganhar tempo.

Outro benefício direto é a possibilidade de adicionar ou eliminar ramais e telefones IP conectados sem complicação. Isso torna a solução escalável e, sempre que for necessário habilitar um ponto extra, a solicitação tem rápida resposta e uma região ou funcionário que não contava com um canal dinâmico de contato passa a se comunicar via ramal virtual.

 

Faça como a BrasilAgro e revolucione totalmente a sua comunicação interna. Gostaríamos de lhe convidar a conhecer nossas soluções e, por gentileza, entre em contato para saber como podemos ajudar sua empresa a crescer. Até o próximo artigo!

 

 

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