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As Comunicações Unificadas e Colaboração no meio jurídico

Apesar de ainda não estarem amplamente difundidas no meio jurídico, as Comunicações Unificadas e Colaboração (UC&C) podem vir a ter um papel fundamental no dia a dia da maioria dos advogados, que constantemente precisam debater questões com os envolvidos, compartilhar arquivos e aprovar contratos. Atualmente, nesta área, as práticas mais utilizadas são as que envolvem principalmente recursos de áudio e webconferência, a fim de otimizar tempo e agilizar tomadas de decisões.

Seja no contato com colegas ou com clientes, os métodos de Comunicações Unificadas reduzem consideravelmente as despesas com telefonia e deslocamentos, além de tornar os procedimentos da rotina desses profissionais mais fácil. Mudanças em contratos, acordos e processos podem ser realizadas a partir de uma mesma plataforma, que fica disponível para todos aqueles que algo têm a ver com uma determinada questão. No Brasil, existem casos de escritórios que chegaram a economizar mais de 90% em ligações telefônicas após substituir o meio convencional por conference calls e chats.

Ao pensar em aderir às Comunicações Unificadas, a questão da locomoção de pessoas deve ser levada em conta. A substituição de deslocamentos físicos por “encontros virtuais” pode ser uma excelente alternativa tanto para a diminuição da verba destinada a viagens quanto para soluções de sustentabilidade. Desta maneira, um escritório que tenha várias filiais espalhadas pelo mundo, por exemplo, pode fazer com que as equipes trabalhem em conjunto mesmo sem se encontrarem pessoalmente.

Pelos métodos disponíveis nas Comunicações Unificadas, também é possível compartilhar dados virtualmente, facilitando o acesso e promovendo uma edição conjunta de documentos pertinentes a cada um dos casos atendidos, garantindo agilidade, mobilidade e alto desempenho dos funcionários. Para isso, o método ideal é o de webconferência, que permite não apenas a interação entre as pessoas, mas também torna possível a interação/ colaboração com documentos. As videoconferências também podem ser utilizadas oferecendo maior proximidade entre os envolvidos e tornando a experiência um pouco mais realista. 

Para o ramo jurídico, empresas especializadas em Comunicação Unificada costumam oferecer serviços que vão de acordo com as necessidades tecnológicas de cada cliente, buscando propor recursos realmente cabíveis para o dia a dia. Dentre as opções mais pertinentes para a área, estão as audioconferências, webconferências, repositórios de documentos e colaboração offline, que permite o compartilhamento de dados a partir de um ambiente seguro.

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